Agência France-Presse
postado em 19/08/2010 14:50
Todos os incêndios florestais e de zonas pantanosas que geraram fumaças tóxicas nas últimas semanas na região de Moscou serão apagados até o próximo domingo, assegurou nesta quinta-feira o ministro russo de Situações de Emergência."Os incêndios devem ser totalmente debelados até o fim de semana, em 22 de agosto", prometeu Serguei Choigu durante uma reunião da célula de crise do ministério das Situações de Emergência, segundo as agências russas.
Até esta quinta-feira, 95% dos incêndios na região de Moscou estavam apagados, informou, por sua vez, o vice-ministro da pasta, Alexandre Chuprian, citado pela Itar-Tass.
As chamas continuam se estendendo por uma superfície de sete hectares, contra 56 hectares em 8 de agosto, observou.
No entanto, o incêndios de um lixão a céu aberto de 15 hectares na região de Moscou ameaçava nesta quinta cobrir a capital com fumaça tóxica e fétida.
Segundo um cálculo preliminar, o prejuízo causado por estes incêndios chega a 12 bilhões de rublos (393 milhões de dólares).
A superfície total dos incêndios florestais na Rússia se reduziu nesta quinta a 11.200 hectares, depois dos 20.000 do dia anterior.
Quase um milhão de hectares foram arrasados desde o início de julho pelos incêndios que deixaram 54 mortos e mais de 3.500 pessoas sem teto, segundo o mais recente balanço oficial.
Nesta quinta, a temperatura máxima diurna baixou pela primeira vez em mais de seis semanas a 24 graus Celsius em Moscou, e deve continuar caindo nos próximos dias.