Mundo

Venezuela e da Colômbia negociam ações para consolidar o acordo de paz

postado em 20/08/2010 10:26
Brasília ; A consolidação do acordo para encerrar o impasse entre a Venezuela e a Colômbia é tema de uma reunião nesta sexta-feira (20/8), em Caracas (Venezuela), com representantes dos dois países. O objetivo é definir a formação das subcomissões e as atividades referentes às áreas econômica, de comércio, de infraestrutura e de segurança. A reunião é comandada pelos ministros das Relações Exteriores colombiana, Maria Angela Holguin, e o venezulano, Nicolas Maduro.

As informações são da imprensa oficial da Venezuela, a Agência Venezuelana de Notícias (AVN), e também da Presidência da República da Colômbia. ;Estou muito otimista e feliz por começarmos o trabalho das comissões;, disse Maria Angela. ;Estou convencida de que aos poucos vamos construir a confiança para que este tema seja realmente um relacionamento duradouro. Estou otimista e muito satisfeita.;

Por mais de duas semanas, as relações diplomáticas entre a Venezuela e a Colômbia ficaram rompidas. A crise foi deflagrada com a denúncia do governo do então presidente colombiano Alvaro Uribe de que havia guerrilheiros, ligados à Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército da Libertação Nacional (ELN), sob proteção no território venezuelano.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reagiu à denúncia negando acobertar os guerrilheiros em território venezuelano. Em seguida, anunciou o rompimento das relações diplomáticas com os colombianos. No último dia 7, Chávez e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, encerraram a crise comprometendo-se a firmar um acordo de paz.

Estão em curso várias propostas. Uma das ideias é fixar as atenções no pagamento da dívida da Venezuela com os empresários colombianos, estimada em US$ 800 milhões. Também deve ser negociado um acordo de complementação econômica, de desenvolvimento social na fronteira e de infraestrutura e, por fim, a questão da segurança.

A segurança é considerada a questão mais delicada pois foi o que deflagrou o conflito entre Venezuela e Colômbia. Para pôr em prática essas propostas, serão criadas subcomissões de trabalho ; uma destinada ao pagamento da dívida, outra ao estímulo das relações comerciais, a terceira deverá atuar na criação de um acordo de complementação econômica.

A quarta subcomissão vai cuidar das áreas de investimentos sociais e da zona fronteiriça. O último grupo de trabalho vai cuidar do desenvolvimento conjunto dos setores de infraestrutura e segurança na fronteira comum.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação