Agência France-Presse
postado em 20/08/2010 16:33
O chefe do governo italiano Silvio Berlusconi anunciou hoje (20/8) que aceitará eleições antecipadas em dezembro caso perca o apoio do Parlamento."Se não contarmos com o apoio da maioria (do Parlamento) não resta outra alternativa a não ser aceitar as eleições, porque passar desse prazo repercutiria negativamente sobre o país", declarou Berlusconi no fim de uma longa reunião de mais de seis horas com dirigentes de seu partido Povo da Liberdade (PDL).
Depois da ruptura em julho passado com o aliado Gianfranco Fini, atual presidente da Câmara dos Deputados, reina um clima de incerteza política na Itália, o que abalou a imagem do magnata chefe de governo, defensor até agora da estabilidade.
Depois de 17 anos de aliança, Fini retirou o apoio à coalizão, fazendo com que Berlusconi perdesse a maioria absoluta na Câmara dos Deputados.
Para sair do atoleiro, Berlusconi propôs submeter um novo programa de governo ao Parlamento, de forma a resolver o confronto político e assim poder governar até 2013.