Agência France-Presse
postado em 20/08/2010 21:37
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, se disse "muito contente" hoje (20/8) com a visita à Caracas da chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, o que permitirá o "pleno" restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países."Estou muito contente com esta visita. Tem sido muito interessante. Conversamos sobre todos os temas que estão na mesa e sobre muitos mais", declarou Chávez após receber Holguín no palácio de Miraflores, acompanhada de ministros, políticos e empresários colombianos.
Segundo Chávez, foram abordados temas como desenvolvimento na região da fronteira, segurança, produção de alimentos, energia, transportes e comunicações, entre outros assuntos de integração previstos nas cinco comissões de trabalho instaladas hoje.
O presidente destacou que Holguín e o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, estão elaborando uma declaração para concretizar o restabelecimento pleno das relações diplomáticas "com a irmã Colômbia".
Chávez e o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, restabeleceram as relações diplomáticas em 10 de agosto passado, na cidade colombiana de Santa Marta, quando acertaram a criação das cinco comissões bilaterais de trabalho.
A Venezuela rompeu relações com a Colômbia em 22 de julho passado, após o governo do então presidente, Álvaro Uribe, denunciar na Organização dos Estados Americanos (OEA) a presença de mais de 1,5 mil guerrilheiros colombianos no território venezuelano.