Mundo

EUA descartam risco de proliferação em usina nuclear iraniana

Agência France-Presse
postado em 21/08/2010 11:59

Os Estados Unidos não veem "risco de proliferação" na primeira usina nuclear iraniana construída pela Rússia em Busher (sul) e que iniciou suas operações de carregamento de combustível este sábado (21/8), informou o Departamento de Estado.

"Reconhecemos que o reator de Busher está projetado para forncer energia nuclear civil e não o vemos como um risco de proliferação", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Darby Holladay.

Mas o reator, destinado a fins civis, mostra "que o Irã não precisa de uma capacidade própria de enriquecimento se suas intenções forem puramente pacíficas", destacou a fonte.

Depois de mais de três décadas de atraso, engenheiros começaram este sábado em Busher a carregar o combustível atômico fornecido pela Rússia na usina de energia nuclear, na presença de inspetores da ONU.

A usina, de fabricação russa, se encontra no porto de Busher (sul) e é considerada uma instalação nuclear.

As nações ocidentais lideradas por Washington suspeitam que o programa nuclear iraniano encobre uma motivação belicista, algo enfaticamente negado por Teerã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação