Mundo

Presidente colombiano celebra avanços nas relações com a Venezuela

Agência France-Presse
postado em 21/08/2010 18:36
O novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou neste sábado (21/8) que a reunião realizada na sexta-feira na Venezuela entre delegados dos dois países é um passo importante para a normalização das relações bilaterais.

"Creio que se trata de um passo importante na normalização das relações que nos devem produzir bem-estar, tanto ao povo venezuelano, como ao povo colombiano", assinalou Santos ao se referir aos acordos alcançados depois do encontro de Caracas.

Em uma reunião na cidade de Riohacha (norte, fronteira com a Venezuela), o presidente recordou que ambos países se econtravam "sem relações diplomáticas nem comerciais, em um ambiente bastante hostil, que é totalmente inimaginável, seria uma guerra".

"Por isso demos esse passo para a normalização, que é o lógico, o correto. Claro, defendemos nossos interesses, nossa soberania, nossa diginidade. E, felizmente, isso teve eco e ontem demos um passo importante nessa direção".

Em 10 de agosto, Santos, recém-empossado, se reuniu com o presidente venezuelano Hugo Chávez na cidade colombiana de Santa Marta, depois do que este último anunciou o restabelecimento das relações diplomáticas rompidas em julho passado.

Na sexta, os chanceleres da Colômbia, María Angela Holguín, e da Venezuela, Nicolás Maduro, instalaram as comissões e acertaram os passos para o restabelecimento pleno dos vínculos entre os dois países.

Chávez ;congelou; em julho de 2009 as relações com Bogotá, que rejeitou um acordo mediante o qual a Colômbia permitia a tropas dos Estados Unidos utilizar suas bases militares para operações antinarcóticos.

Em 22 de julho passado, o presidente venezuelano decidiu romper as relações com a Colômbia pelas denúncias do então presidente Alvaro Uribe ante la OEA sobre o fato de que a Venezuela estaria permitendo a presença de grupos guerrilheiros em seu território.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação