Mundo

Roubo de quadro foi facilitado por câmeras e alarmes com defeito

Agência France-Presse
postado em 22/08/2010 10:34
O roubo do quadro de Van Gogh no sábado (21/8) de um museu do Cairo foi possível porque as câmeras de segurança e os alarmes estavam com defeito há algum tempo, afirmou neste domingo (22/8) um dos membros do serviço de segurança, que pediu para não ser identificado.

Em função da falta de funcionamento do equipamento, não há registro em vídeo do roubo. "Não sabemos há quanto tempo exatamente estavam quebrados, mas estava há algum tempo. Os responsáveis do museu disseram que estavam procurando reposição, mas que não haviam encontrado", acrescentou.

[SAIBAMAIS]O quadro de valor inestimável foi roubado do museu de Mahmud Khalil, que possui um importante acervo de arte europeia dos séculos XIX e XX.

A pintura, intitulada "Papoulas", foi "tirada da moldura, depois da abertura do museu, esta manhã", afirmou Hosni.

À noite, o ministro egípcio da Cultura se retratou da notícia de que dois italianos foram presos com a pintura de Van Gogh, e acusou um subordinado pela informação errada.

Os funcionários do museu foram interrogados e medidas preventivas foram tomadas nos portos e aeroportos egípcios para impedir que o quadro deixe o país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação