Mundo

Irã é contra democracia no Iraque, diz comandante da força dos EUA no país

postado em 22/08/2010 12:57
O Irã está financiando grupos extremistas no Iraque por temor que seu vizinho tenha uma democracia forte, afirmou neste domingo o general Ray Odierno, comandante das forças dos Estados Unidos no Iraque.

"Creio que não querem ver o Iraque virar um país democrático forte", acrescentou. "Eles preferiam que o país se convertesse numa instituição governamental frágil para que não seja um problema para o Irã no futuro", acrescentou.

Odierno disse que o Irã está financiando e treinando extremistas xiitas no Iraque a fim de melhorar a capacidade dos insurgentes.

Segundo o militar, "eles trabalham em parte para atacar as forças americanas, mas também para se assegurar que todo mundo entenda que podem ter um impacto no país".

Odierno fez estas declarações poucos dias depois da partida do Iraque da última brigada de combate americana, a sete anos da invasão liderada por Washington que derrubou o ditador Saddam Hussein.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação