Agência France-Presse
postado em 23/08/2010 12:20
Israel deve optar entre prosseguir com sua política de colonização e a paz, afirmou nesta segunda-feira (23/8) o principal negociador palestino, Saeb Erakat, a dez dias da retomada do diálogo direto entre israelenses e palestinos."O governo israelense tem que escolher entre a colonização e a paz, não pode ter as duas coisas ao mesmo tempo", disse Erakat em Ramallah.
"Se (o primeiro-ministro israelense) Benjamin Netanyahu decidir lançar novas licitações depois de 26 de setembro, terá decidido pelo fim das negociações", advertiu.
O governo israelense decretou uma moratória parcial de dez meses para novas construções nos assentamentos judaicos nos territórios palestinos, que acaba na data citada por Erakat.
Netanyahu descartou em várias ocasiões a possibilidade de prolongar a moratória.
O premier israelense e o presidente palestino, Mahmud Abbas, retomarão no dia 2 de setembro em Washington as negociações diretas, estagnadas há 20 meses. A reunião será realizada sob os auspícios dos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, do Egito, Hosni Mubarak, e do rei jordaniano Abdullah II.