Mundo

Perfuração de 700 metros no Chile deverá levar vários meses

postado em 23/08/2010 16:10
A Strada 950, uma perfuradora que chega hoje (23/8) a uma jazida em San José, norte do Chile, ficará encarregada da operação final de resgate de 33 mineiros, operação que pode levar meses, abrindo um buraco por onde os homens presos a 700 metros de profundidade serão içados à superfície.

A máquina fará um enorme orifício vertical de em torno de 700 metros de extensão e 66 centímetros de largura para permitir a saída dos mineiros, segundo o que foi explicado pelas equipes de resgate.

[SAIBAMAIS]O equipamento de perfuração é de procedência sul-africana e pertence à exploradora de cobre estatal Codelco, e será utilizado para abrir dutos de ventilação.

A máquina, uma perfuradora hidráulica, avança por dia em torno de oito a 15 metros e o peso é de 30 toneladas, segundo dados fornecidos pela Codelco.

O equipamento foi desmontado para ser transportado à jazida San José, onde alguns dos componentes já chegaram nesta segunda-feira, constatou a AFP.

Se os prazos divulgados no domingo pelo coordenador das equipes de resgate, André Sougarret, forem cumpridos, os mineiros poderão sair perto do Natal.

"O cordão umbilical já foi feito", disse Sougarret nesta segunda-feira, para ilustrar que a primeira parte da operação está pronta. "Agora vem o desenho de engenharia, a topografia, e depois começa o trabalho de perfuração", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação