Agência France-Presse
postado em 23/08/2010 20:25
As forças aéreas de Bolívia e Brasil realizarão ações conjuntas no estado boliviano de Santa Cruz (leste), de hoje (23/8) a 27 de agosto, em uma região de forte tráfico de drogas, informou a Força Aérea Boliviana."Será feito o Primeiro Exercício Operacional, denominado BOLPRA-1, para combater o trânsito de aeronaves envolvidas com atividades ilícitas transnacionais", disse a Força Aérea Boliviana nesta segunda-feira em um comunicado enviado à AFP.
As ações serão realizadas na região de Chiquitanía, na Bolívia, na fronteira com o Mato Grosso.
Os militares brasileiros participarão com aviões Supertucano A-29, Embraer E-99 e C-105, enquanto os bolivianos atuarão com aeronaves T-33, Pilatus PC-7, Cessna 210 e Helicópteros UH-1H, informou o comunicado oficial.
"O exército não apenas permitirá a troca de informação entre o pessoal militar envolvido, mas também possibilitará o treinamento técnico-operacional especializado, sujeito à legislação de cada país", informou.
A atividade aérea será realizada no Acordo de Cooperação Mútua assinado entre os ministérios da Defesa dos dois países e coordenado entre ambas as forças aéreas, informou o comunicado oficial.