Agência France-Presse
postado em 23/08/2010 20:29
Um malinês, autor do sequestro, em novembro de 2009, de dois voluntários espanhóis, foi libertado, anunciou hoje (23/8) um familiar à AFP."Omar foi solto pouco antes da libertação dos dois espanhóis, vi com meus próprios olhos", disse Mohamed, primo de Omar Sid;Ahmed Uld Hamma, também conhecido como "Omar El Saharaui".
Uma fonte regional próxima às negociações para a libertação dos reféns confirmou a libertação à AFP.
"É certo que uma vez solto Omar, facilitou-se a libertação dos dois reféns espanhóis. Posso, inclusive, dizer que participou em seguida das negociações frente à libertação deles e é um ponto muito importante", acrescentou a fonte.
"Omar El Saharaui" foi extraditado da Mauritânia para o Mali em 16 de agosto, pouco depois da confirmação da condenação a 12 anos de prisão e trabalhos forçados pelo sequestro de três espanhóis de uma ONG na estrada entre Nuakchot e Nuadhibu.
Segundo fontes judiciais de Nuakchot, ele atuava como "mercenário" da Al Qaeda do Magreb Islâmico (Aqmi).
Depois do sequestro, os dois reféns, Roque Pascual e Albert Vilaltails, foram levados para o norte do Mali. Os dois foram libertados hoje e devem chegar à Espanha nas primeiras horas de amanhã.
Uma mulher, Alicia Gámez, sequestrada na mesma ocasião, já tinha sido libertada em março.
Aqmi disse que libertou os dois reféns porque algumas das reivindicações, que não especificou, foram satisfeitas, noticiou o jornal espanhol El País, citando mensagem gravada do grupo.