Mundo

Queda de avião no Nepal mata 14 pessoas

Agência France-Presse
postado em 24/08/2010 08:02
As 14 pessoas, entre elas seis estrangeiros, que estavam a bordo de um avião nepalês que caiu nesta terça-feira (24/8) pouco depois da decolagem em Katmandu morreram, anunciaram as autoridades do Nepal.

"Há 14 mortos. Nossas equipes de resgate chegaram ao local do acidente e posso confirmar que não há sobreviventes", declarou Bimlesh Lal Karna, comandante das operações de emergência da aviação civil.

Os passageiros estrangeiros eram quatro americanos, um japonês e um britânico.

O avião da companhia Agni Air havia decolado com destino a Lukla, etapa habitual para os turistas que fazem trilhas na região do Everest.

[SAIBAMAIS]A aeronave caiu, por motivos desconhecidos, ao sul de Katmandu, quando tentava executar um retorno, afirmou o ministro nepalês do Interior, Jayamukunda Khanal.

Milhares de pessoas viajam todos os anos a Lukla, que fica 140 km ao nordeste da capital nepalesa, para visitar a região do Himalaia na fronteira com o Tibete.

Habitantes de uma pequena localidade afirmaram ter visto o avião cair em um campo perto de uma escola 24 km ao sul de Katmandu. "Há destroços do avião por todo o campo e pedaços de corpos", declarou Pratap Lama à rádio Kantipur.

As fortes chuvas em Katmandu dificultam a decolagem de helicópteros militares de resgate.

A pista de pouso de 550 metros de comprimento do aeroporto de Lukla, situado sobre uma montanha a 2.757 metros de altitude, é considerada uma das mais difíceis do mundo pelos pilotos.

O turismo é uma importante fonte de recursos para este pequeno país himalaio. O número de visitantes estrangeiros aumentou desde o fim da guerra civil em 2006 entre a guerrilha maoísta e o Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação