Agência France-Presse
postado em 24/08/2010 21:32
A agência espacial americana Nasa está disposta a colaborar com o governo chileno nas operações de resgate a 33 mineiros presos há 19 dias em uma mina, informou um porta-voz à AFP nesta terça-feira (24/8)."A Nasa está disposta a fornecer a colaboração que for solicitada", afirmou uma fonte da agência em um e-mail.
A agência confirmou que o governo chileno solicitou, por meio do Departamento de Estado, "assistência técnica relacionada às atividades de pesquisas científicas em biologia que possam ser de utilidade na situação atual", afirmou a fonte.
O ministro da Saúde chileno, Jaime Moñalich, afirmou que o governo pediu ajuda à Nasa, uma vez que os mineiros presos desde 5 de agosto encontram-se em condições semelhantes aos astronautas no espaço: no escuro, com escassa ventilação e alimentos limitados.
O ministro disse que a colaboração focaria na alimentação dos mineiros, que se encontram a 700m de profundidade, na mina no norte do Chile, mediante pequenas doses de alimentos condensados ricos em proteínas, enquanto continuam os trabalhos de resgate, que durarão meses.