Agência France-Presse
postado em 25/08/2010 10:33
Sessenta e dois por cento dos franceses não desejam que o presidente Nicolas Sarkozy volte a se candidatar à presidência em 2012, quando seria amplamente derrotado pelos socialistas Dominique Strauss-Kahn ou Martine Aubry, segundo pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (25/8).A porcentagem dos franceses que não querem a reeleição de Sarkozy aumentou quatro pontos em relação a março (62% contra 58%), segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos para a revista Le Point.
Além disso, 57% dos entrevistados acreditam que se Sarkozy for candidato não será reeleito, contra 38% que pensam o contrário.
Segundo outra pesquisa da revista Le Nouvel Observateur, Sarkozy seria amplamente derrotado no segundo turno da eleição presidencial de 2012 pelos socialistas.
O atual diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, derrotaria Sarkozy com 59% dos votos, contra 41%, enquanto a secretária-geral do Partido Socialista, Martine Aubry, venceria com 53% contra 47%.
A publicação das pesquisas desfavoráveis a Sarkozy acontece num momento em que o presidente recebe críticas pela expulsão de ciganos da França e pelo impopular projeto de reforma das aposentadorias.