Mundo

Tailândia atrasa extradição do "Senhor das Armas" russo para o EUA

Agência France-Presse
postado em 25/08/2010 11:50
A Tailândia, que havia anunciado para esta quarta-feira (25/8) a extradição do traficante de armas russo Viktor Bout, apelidado de "o mercador da morte" ou o "Senhor das Armas", adiou a operação alegando procedimentos jurídicos complicados.

"Não será hoje, ainda restam várias etapas do processo legal", explicou o primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, à imprensa.

O chefe da Divisão de Combate ao Crime, Supisarn Bhakdinarinath, havia informado mais cedo a extradição de Bout nesta quarta, escoltado por pelo menos 50 soldados das forças especiais para o aeroporto Don Mueng de Bangcoc, antes de passar para custódia americana.

A justiça da Tailândia autorizou na sexta-feira a extradição do ex-oficial russo Viktor Bout para os Estados Unidos, para ser julgado pelo fornecimento de armas a grupos armados em todo mundo, gerando críticas por parte de Moscou, que quer que ele seja enviado de volta para seu país.

Bout, ex-oficial da força aérea soviética de 43 anos, teria inspirado o personagem interpretado por Nicolas Cage no filme "O senhor das armas".

Desde que foi detido em um hotel de Bangcoc, onde se reunira com agentes americanos que se fizeram passar por membros das guerrilhas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), os Estados Unidos pressionaram sem cessar a Tailândia, cuja justiça havia inicialmente negado a extradição, para que Bout fosse extraditado.

Entre as acusações de Washington contra Bout, também conhecido como "o mercador da morte", está a que ele teria vendido armas para grupos que dizem fazer parte da Al-Qaeda.

Bout poderá ser condenado à prisão perpétua por acusações que incluem terrorismo, conspiração para matar oficiais americanos e para adquirir e utilizar mísseis antiaéreos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação