Mundo

Colômbia: erupção do vulcão Galeras deixa sul em alerta máximo

Agência France-Presse
postado em 25/08/2010 12:28
As autoridades colombianas elevaram o nível de alerta nesta quarta-feira (25/8) em uma área do departamento de Nariño (sul), depois que o vulcão Galeras entrou em erupção passiva durante a madrugada, solicitando a evacuação de 8.000 pessoas.

A erupção, que não teve explosão, "aconteceu por volta das 4h no horário local (9hGMT)", informou Martha Calvache, subdiretora do Instituto Geológico Mineiro (Ingeominas), explicando que o vulcão "está soltando cinzas e foi detectada lava na cratera, além de um rastro de calor".

Calvache destacou tratar-se de um fenômeno diferente dos registrados na região nos últimos anos, devido a sua duração e à existência de movimentos telúricos constantes, que se acentuaram desde sábado passado.

"O vulcão está em uma fase muito instável. Não há uma grande coluna de erupção nem uma onda de choque, mas de modo algum isso pode nos levar a pensar que não há nada acontecendo", afirmou a especialista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação