Mundo

Carter está na Coreia do Norte para conseguir a libertação de americano

Agência France-Presse
postado em 25/08/2010 15:52
Os Estados Unidos confirmaram nesta quarta-feira (25/8) que o ex-presidente Jimmy Carter está na Coreia do Norte para tentar conseguir a libertação de um cidadão americano detido sob a acusação de entrada ilegal no país.

De acordo com nota oficial americana, Carter vai tentar obter a libertação de Aijalon Mahli Gomes, um americano condenado a oito anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte por ter entrado ilegalmente no país a partir da China.

Gomes trabalhou como professor de inglês na Coreia do Sul e, segundo a imprensa, é um cristão devoto. Ele foi detido em janeiro, condenado e multado em abril a pagar o equivalente a US$ 700 mil.

Em julho, a imprensa estatal norte-coreana noticiou que o americano tentou cometer suicídio e foi levado para um hospital.

Segundo a agência de notícias KCNA, Carter foi recebido no aeroporto de Pyongyang pelo vice-chanceler norte-coreano, Kim Kye-Gwan, também encarregado das questões nucleares.

De acordo com a agência, o ex-presidente americano teve um encontro "cordial" com o número dois do país comunista, Kim Yong-Nam, que preside a Assembleia Popular Suprema da Coreia do Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação