Mundo

Textos emblemáticos do nazismo são transferidos a arquivos nacionais americanos

Agência France-Presse
postado em 25/08/2010 19:37
Dois exemplares das Leis de Nuremberg, três textos que deram base legal à ideologia antissemita do nazismo, vão ser transferidos do museu Huntington da Califórnia aos Arquivos Nacionais americanos, anunciaram nesta quarta-feira (25/8) as instituições.

Os dois exemplares, assinados pelo próprio Adolf Hitler, foram entregues em 1945 ao museu Huntington de San Marino, na periferia de Los Angeles, pelo general Patton, junto com um exemplar do livro de Hitler "Mein Kampf" ("Minha Luta").

"Os Arquivos Nacionais são o local de conservação apropriado" para as Leis de Nuremberg, declarou em um comunicado o presidente do museu Steven S. Koblik. "Os Arquivos têm um grande número de documentos do exército americano com relação à Segunda Guerra Mundial e crimes de guerra. As Leis de Nuremberg são uma parte extremamente importante desta história", acrescentou.

"Somos muito gratos ao museu Huntington por ceder os documentos essenciais aos Arquivos Nacionais, onde ficarão juntos de outros documentos originais sobre os horrores do Terceiro Reich", declarou David S. Ferriero, dos Arquivos Nacionais.

Os exemplares de quatro páginas datilografadas datadas de 15 de setembro de 1935 são os únicos conhecidos nos Estados Unidos. A instituição os havia emprestado ao Skirball Cultural Center de Los Angeles, um museu sobre a herança e a cultura judaica, onde ficaram expostos por dez anos, entre 1999 e 2009.

As Leis de Nuremberg servira de base para a discriminação dos judeus, o que levou ao extermínio de mais de seis milhões deles na Europa.

Elas são compostas de três textos: a lei sobre a proteção do sangue e da honra alemã, que proibia o casamento, a coabitação e as relações entre "arianos" e judeus; a lei sobre a cidadania do Reich, que definia quem podia se beneficiar da cidadania alemã e a lei sobre a bandeira do Reich, que deu origem à bandeira do nazismo.

O museu Huntington reúne uma coleção de obras de arte, uma livraria e esplêndidos jardins botânicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação