Agência France-Presse
postado em 26/08/2010 11:03
Uma missa solene em Calcutá abriu nesta quinta-feira (26/8) as homenagens ao centenário do nascimento de Madre Teresa, a "santa dos pobres" que dedicou a vida a ajudar os necessitados desta cidade superpovoada do leste da Índia.A missa, presidida pelo cardeal Telesphore Placidus Toppo, foi oficiada na sede da congregação das Missionárias da Caridade, fundada po Madre Teresa em 1950.
Durante a missa, que teve a presença de 1.000 pessoas, o cardeal leu uma mensagem do Papa Bento XVI. Centenas de fiéis ficaram do lado de fora da capela por falta de espaço. "Acredito que este ano seja para a Igreja e o mundo uma ocasião de alegre gratidão com Deus pelo inestimável dom que a Madre Teresa fez durante sua vida e que segue atuando através do carinhoso e incansável trabalho de seus filhos espirituais", escreveu o Papa.
Ao fim da missa, as sucessoras de Madre Teresa, Sor Nirmala e a atual presidente da congregação, Sor Prema, soltaram pombas em sinal de paz e compaixão.
Calcutá também vai organizar o festival internacional de cinema "Madre Teresa", com documentários e filmes sobre a vida da religiosa.
Nascida em Skopje (Macedônia) em 26 de agosto de 1910, Madre Teresa, cujo nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu, chegou como freira à Índia em 1929 e obteve a nacionalidade indiana em 1951.
Depois de uma vida dedicada aos pobres, enfermos e desabrigados dos bairros pobres de Calcutá a partir de 1948, Madre Teresa recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1979. Ela faleceu em 1997 e foi beatificada por João Paulo II em 2003.
Três Estados dos Bálcãs - Albânia, Macedônia e Kosovo -, que reivindicam uma parte da trajetória de Madre Teresa, também organizaram homenagens.
Centenas de pessoas de todas as idades compareceram nesta quinta-feira ao monumento em homenagem à Madre Teresa em uma praça de Tirana que tem o nome da religiosa para depositar rosas vermelhas.
Além disso, muitas pessoas, incluindo autoridades do govero albanês e de diversas comunidades religiosas, assistiram a uma grande missa na catedral de Madre Teresa em Vau i Dej;s-Laç (110 km ao norte de Tirana).
Também estavam previstas exposições de fotografias e pintura, além de um concerto da orquestra nacional.
O correio albanês lançou uma série completa de selos por ocasião do centenário do nascimento da religiosa.