Mundo

Fim de férias, Obama parte para Nova Orleans

Agência France-Presse
postado em 29/08/2010 12:51
O presidente americano, Barack Obama, deixou neste domingo (29/8) a ilha na costa dos Estados Unidos onde passou cerca de dez dias de férias e deve visitar Nova Orleans (Luisiana, sul) à tarde para uma homenagem às vítimas do furacão Katrina, constatou a AFP.

O presidente, sua mulher e suas duas filhas subiram em um helicóptero que os levou até o avião. Ao longo do percurso, habitantes e visitantes de Martha;s Vineyard cumprimentaram e aplaudiram a primeira família dos Estados Unidos.

Durante as férias, que tiveram quatro dias de chuva, Obama jogou cinco vezes golfe e foi quatro vezes a restaurantes, três dessas para jantar com sua esposa e amigos.

Barack Obama é esperado junto de sua mulher Michelle em Nova Orleans à tarde. Eles devem visitar o local para uma homenagem às vítimas do furacão Katrina que, há cinco anos, varreu a Louisiana e o Mississipi (sul), rompendo diques na cidade do jazz que ficou 80% sob a água.

Na época, o governo Bush foi muito criticado por ter demorado a enviar socorros, enquanto as redes de televisão transmitiam continuamente o sofrimento dos habitantes afetados, empoleirados nos telhados, suplicando por ajuda.

Após sua passagem em Nova Orleans, Obama vai retornar a Washington na noite deste domingo, onde uma agenda particularmente cheia o espera.

Ele deve pronunciar na terça-feira a noite um discurso televisivo dentro do Salão Oval da Casa Branca sobre o fim da missão de combate americana no Iraque. Na tarde deste dia, ele deve visitar uma base militar do Texas (sul) para se encontrar com soldados.

Na quarta-feira, ele receberá o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas, antes da retomada, no dia seguinte, das negociações diretas pela paz no Oriente Médio.

No âmbito interno, o cronograma de Obama deve ficar dominado por questões econômicas, já que a recuperação dá sinais claros de que está perdendo forças, a dois meses das cruciais eleições legislativas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação