Mundo

França: governo apoia acordo para aliviar acusações contra Chirac

Agência France-Presse
postado em 30/08/2010 09:33
O governo francês apoiou nesta segunda-feira (30/8) um polêmico projeto de acordo contra a prefeitura de Paris e o ex-presidente Jacques Chirac (1995-2007), que aliviaria significativamente sua situação judicial.

Chirac, de 77 anos, será julgado ainda em 2010 ou no começo de 2011 por "malversação de fundos" e "abuso de confiança", em um caso de supostos empregos fantasmas quando era prefeito de Paris.

Na época, antes de sua chegada à presidência, Chirac teria favorecido a criação de "21 cargos de confiança" remunerados entre outubro de 1992 e maio de 1995, segundo a acusação.

Um recente acordo de princípios entre a prefeitura de Paris, ocupada atualmente pelo socialista Bertrand Delanoe, e Chirac, prevê que o município seja ressarcido em 2,2 milhões de euros, dos quais 1,65 milhões serão pagos pela UMP (partido atualmente no poder, ao qual pertencia Chirac) e 550.000 pelo próprio ex-presidente.

O acordo foi claramente apoiado nesta segunda-feira pelo atual primeiro-ministro francês, François Fillon, e pelo chefe do UMP, Xavier Bertrand.

A ideia é que a cidade de Paris renuncie a constituir-se como parte civil no processo, e não que as acusações judiciais contra Chirac sejam retiradas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação