Agência France-Presse
postado em 30/08/2010 09:35
Os três especialistas encarregados pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU de investigar o ataque israelense a uma frota humanitária que seguia para Gaza iniciaram a investigação nesta segunda-feira (30/8) em Amã, com os interrogatórios de quatro testemunhas."Os investigadores que chegaram no domingo à noite em Amã iniciaram nesta segunda-feira a missão na Jordânia e se reuniram com quatro testemunhas que estavam a bordo de um barco da frota", declarou à AFP Alaa Burkan, diretor do sindicato dos profissionais jordanianos.
"Durante a estadia na Jordânia, os especialistas ouvirão o testemunho da maioria dos 33 jordanianos que estavam a bordo da frota abordada pelas forças israelenses", acrescentou Burkan.
Os investigadores passaram duas semanas em Genebra, onde se reuniram em particular com representantes turcos e israelenses, antes de viajar em 22 de agosto a Turquia. Eles permanecerão na Jordânia até 4 de setembro.
Os investigadores devem apresentar um relatório na próxima sessão do Conselho de Direitos Humanos, que acontecerá de 13 de setembro e 1; de outubro em Genebra.
Em 2 de junho, o Conselho de Direitos Humanos votou uma resolução que aprovou a criação de uma missão internacional independente para examinar "os graves ataques efetuados pelas forças israelenses contra o comboio humanitário de barcos" em 31 de maio, que deixaram nove mortos entre os passageiros turcos.