Mundo

Presidente do IPCC submeterá seu cargo à decisão de seus membros

Agência France-Presse
postado em 30/08/2010 13:33
O questionado presidente do Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPCC), Rajendra Pachauri, afirmou nesta segunda-feira (30/8) que corresponde aos países membros decidir sobre sua permanência ou não no cargo.

A ONU recomendou que o IPCC deve sofrer uma reforma profunda para evitar novos erros como os cometidos em 2007 a respeito do Himalaia.

"Isso será debatido por todos os governos do mundo, que decidirão o que deve ser implementado e quando", afirmou Pachauri, referindo-se à próxima reunião do IPCC prevista para outubro.

Pachauri, um cientista indiano, é criticado por alguns que denunciam um conflito de interesses por estar envolvido numa empresa que opera com as compensações pela produção de carbono.

[SAIBAMAIS]O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mudou muito pouco desde sua criação, concluiu um grupo de especialistas que examinou seu funcionamento e recomendou a reforma para incrementar o processo de transparência e responsabilidade.

Aconselhou, além disso, a criação de um comitê executivo e a nomeação de um "cientista iminente" para que atue como diretor do organismo e adote, além disso, medidas para evitar os "conflitos de interesse".

Criado há 20 anos pela ONU, premiado com um Nobel da Paz, o IPCC publica a cada seis ou sete anos um relatório que serve de referência para as negociações internacionais sobre a mudança climática.

O IPCC admitiu em janeiro passado que cometeu um "erro lamentável" ao afirmar, em 2007, que as geleiras do Himalaia derretiam mais rápido do que as outras e que podiam desaparecer por volta de 2035 ou mesmo antes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação