Mundo

Aviões sem piloto iniciarão voos de vigilância no Texas

Agência France-Presse
postado em 30/08/2010 18:27
Um avião de vigilância não tripulado iniciará voos nos Estados Unidos a partir desta quarta-feira em Corpus Christi (Texas), com o qual toda a fronteira do México passa a ser coberta, informou nesta segunda-feira (30/8) a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.

"Os voos começarão na quarta-feira. Com a mobilização no Texas, a partir de agora estaremos em condições de cobrir a fronteira do sudoeste, do setor de El Centro, na Califórnia, até o Golfo, no Texas", disse Napolitano a jornalistas, em teleconferência.

Corpus Christi está a cerca de 210km ao norte da fronteira com o México.

A Patrulha Fronteiriça americana dispõe de três aviões não patrilhados que fazem a vigilância da fronteira atualmente. Além da aeronave que entrará em atividade em 1; de setembro, o governo conta com fundos aprovados para mais dois aparelhos, explicou Napolitano.

Esses aviões fornecerão "assistência aérea crítica para o pessoal em terra", disse a secretária.

Os Estados Unidos, que veem com inquietação a guerra ao narcotráfico no país vizinho, aumentou em 1,5 mil agentes e 1,2 mil soldados da Guarda Nacional a mobilização de efetivos na fronteira comum nas últimas semanas, de acordo com um plano aprovado pelo Congresso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação