Mundo

Irã celebra retirada americana do Iraque e pede sanções

Agência France-Presse
postado em 01/09/2010 11:39
O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad saudou nesta quarta-feira (1;/9) a retirada das tropas americanas do Iraque, que encerra a missão de combate dos Estados Unidos neste país, mas pediu sanções para os responsáveis pela invasão de 2003.

"Ahmadinejad saudou a retirada das tropas americanas do Iraque, mas disse que os que estiveram por trás da invasão devem ser julgados por um tribunal internacional e punidos", anunciou o canal de TV iraniano em árabe, que cita uma entrevista do presidente.

"Se o presidente Barack Obama quer fazer algo útil, deve comprometer-se a não interferir mais nos assuntos iraquianos, retirar o conjunto das tropas do Iraque e reconhecer a independência deste país", disse Ahmadinejad.

[SAIBAMAIS]Obama anunciou oficialmente na terça-feira à noite o fim da missão de combate do exército dos Estados Unidos no Iraque, sete anos depois da invasão que provocou a queda de Saddam Hussein.

Os 50.000 militares americanos que permanecerão no país se limitarão a formar e auxiliar as forças iraquianas.

O Irã - que travou uma guerra com o Iraque de 1980 a 1988 - retomou as relações amistosas com este país após a queda de Saddam Hussein. O governo dos Estados Unidos acusa Teerã de interferir nos assuntos internos iraquianos ao apoiar os grupos hostis à presença das forças americanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação