Mundo

Milhares de pessoas acompanham enterro das vítimas do atentado em Hebron

Agência France-Presse
postado em 01/09/2010 13:39
Milhares de pessoas compareceram nesta quarta-feira (1;/9) ao funeral dos quatro israelenses mortos no ataque terrorista reivindicado na terça pelo Hamas na Cisjordânia, em um clima de emoção e revolta.

"Mãe, pai, vou sentir saudades", dizia, entre soluços, Ariel Imass, de 16 anos, diante dos corpos de seus pais, assassinados ontem no ataque palestino perto da colônia judaica de Beit Haggai, na Cisjordânia.

Yitzhak Imass, de 47 anos, e sua mulher Taliya, de 45, que estava grávida, deixam sete órfãos, entre eles um bebê de 18 meses.

Outros dois habitantes da pequena colônia, Kokhava Even Haim, de 37 anos, e Avishai Shindler, de 24, também foram mortos no atentado.

A colônia de Beit Haggai, integrada por menos de 500 pessoas, perdeu em dez anos sete de seus habitantes, incluindo duas das vítimas do ataque de terça-feira.

O Conselho de Yesha, principal organismo representativo dos colonos da Cisjordânia, lançou um apelo à "construção, em toda a Judeia-Samaria (nome bíblico da Cisjordânia), a partir desta mesma tarde de quarta-feira, para pôr fim ao congelamento das construções decretado pelo governo de Benjamin Netanyahu", que termina em 26 de setembro.

"Este atentado mostra que, apesar dos esforços israelenses, os palestinos não têm a menos intenção de criar um Estado pacífico, e só querem destruir o Estado de Israel", afirmou Naftali Bennett, diretor geral da Yesha.

O carro onde os quatro colonos viajavam foi atingido por disparos quando passava por uma estrada entre o assentamento e o povoado palestino de Bani Naim, perto de Hebron.

O incidente - um dos mais graves dos últimos meses na Cisjordânia - aconteceu dois dias antes da retomada das negociações diretas de paz entre israelenses e palestinos, em Washington, sob os auspícios do presidente americano Barack Obama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação