Mundo

Triplo atentado no Paquistão deixa 25 mortos e 180 feridos

Agência France-Presse
postado em 01/09/2010 14:41
Vinte e cinco pessoas morreram e mais de 180 ficaram feridas na explosão de três bombas nesta quarta-feira (1;/9) durante uma procissão xiita em Lahore (leste do Paquistão), informou Sajjad Bhutta, funcionário da prefeitura da segunda cidade do Paquistão com oito milhões de habitantes.

O Paquistão é afetado desde 2007 por uma onda de 400 atentados que causaram cerca de 2.600 mortos em todo o país em três anos, cometidos principalmente por camicases dos talibãs aliados da Al-Qaeda.

A primeira bomba explodiu em meio a uma multidão de fieis que terminavam uma procissão e se preparavam para concluir o jejum do Ramadã, informou o chefe da administração da municipalidade de Lahore, Pervez Khusro, falando aos canais de televisão.

Um dos canais exibiu um vídeo amador que mostrava a explosão em meio à multidão.

As outras duas bombas explodiram nas proximidades minutos mais tarde.

Entre os inúmeros atentados que atingiram o Paquistão, muitos têm como objetivo a minoria xiita (20% da população), alvo preferido de grupos extremistas relacionados com os talibãs, de confissão sunita e que formam 80% dos paquistaneses.

[SAIBAMAIS]Lahore tem sido um dos objetivos privilegiados dos camicases nos últimos meses.

Em 1o. de julho, um duplo atentado suicida no mausoléu sufi cheio de peregrinos causou 43 mortos. Depois, milhares de pessoas se manifestaram nas grandes cidades do país para exigir do goerno uma ação mais firme contra o terrorismo e o extremismo.

Em 28 de maio, supostos militantes sunitas explodiram duas salas de oração de confissão ahmadi, considerada herética tanto pelos sunitas como pelos xiitas, causando 82 mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação