Mundo

Ministro chileno quer recriar condições de dia e noite para mineiros presos

Agência France-Presse
postado em 01/09/2010 16:24
Santiago ; O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, destacou nesta quarta-feira (1/9) que recriar condições de dia e noite na mina onde estão presos 33 mineiros e estabelecer metas será importante para o bem-estar deles nos próximos três a quatro meses das operações de resgate.

"O mais importante neste momento, do ponto de vista psicológico, é simular condições de dia e noite e separar o espaço onde estão em áreas", disse Mañalich, em uma entrevista à rádio ADN.

[SAIBAMAIS]Quatro especialistas da Nasa, que nesta quarta-feira foram até a mina San José, colaboram estritamente para recriar as condições de dia e noite no interior da jazida, onde os mineiros estão sem luz solar, em contato com grande umidade e temperaturas de em média 30 graus.

"Com a ajuda da Nasa vamos poder simular adequadamente a luz do dia e da noite com luzes artificiais. Eles vão fornecer o equipamento, mecanismos de energia e lâmpadas LED. Calcularam exatamente a intensidade de luz necessária para cada parte da mina para recriar essas condições", disse o ministro.

Os especialistas da Nasa, acrescentou Mañalich, recomendaram ainda a honestidade com os mineiros, sem mencionar prazos, para fixar as atenções em um objetivo.

Os mineiros, no entanto, sabem relativamente bem que o resgate deve levar pelo menos três meses.

"Dissemos que o resgate ocorrerá nos últimos dias de novembro e nas primeiras semanas de dezembro e que todos desejam que estejam conosco para o Natal. Acho que não pegamos ninguém de surpresa", contou.

Os mineiros estão desde 5 de agosto na mina San José, localizada nas proximidades de Copiapó, 800km ao norte de Santiago.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação