Mundo

Presidente da Colômbia diz que diferenças não impedem parcerias

postado em 01/09/2010 16:57
Brasília ; Como presidente da Colômbia há menos de um mês, Juan Manuel Santos pediu hoje (1/9) a colaboração do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o fim das tensões na região. Sem mencionar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nem o Exército da Libertação Nacional (ELN), Santos ressaltou que eventuais diferenças no modo de pensar não podem atrapalhar as relações bilaterais nem multilaterais.

;É possível pensar diferente e manter boas relações. É interessante observar que as tensões que existiam no cenário regional estão cedendo porque, quando os governantes estão brigando, são os povos que sofrem;, afirmou Santos, referindo-se indiretamente ao último impasse envolvendo Colômbia e Venezuela, encerrado na primeira quinzena de agosto.

Em 22 de junho, o representante do governo colombiano denunciou, durante sessão da Organização de Estados Americanos (OEA), a suposta presença de 1,5 mil guerrilheiros das Farc e do ELN em território venezuelano.

Indignado com a suspeita, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou o rompimento das relações diplomáticas com a Colômbia. A partir daí foi intensificada a segurança na área de fronteira e instaurado um clima de tensão. Presidentes sul-americanos se uniram na tentativa de buscar um acordo para o fim do impasse.

Mas após a posse, Santos se encontrou com Chávez na Venezuela e os dois fecharam um acordo de paz. Ambos se comprometeram a adotar uma série de medidas para ampliar a segurança na região, o comércio bilateral e até pendências econômicas.

;Temos que seguir avançando;, disse Santos. ;É o momento de trabalharmos unidos. A unidade deve estar acima de qualquer diferença ideológica ou política". Santos está no Brasil em visita oficial e participou do almoço oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Itamaraty.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação