Mundo

Colonos reiniciam construção depois do ataque do Hamas na Cisjordânia

Agência France-Presse
postado em 01/09/2010 17:32
Adam - Os colonos israelenses da Cisjordânia iniciaram simbolicamente nesta quarta-feira (1/9) a construção de uma sala de esporte num assentamento perto de Jerusalém, para protestar contra o atentado palestino que matou quatro israelenses.

"Nossa resposta à violência é a construção", afirmou Naftali Bennett, diretor do Conselho de Yesha, organismo representativo dos colonos da Cisjordânia, durante cerimônia, em Adam, norte de Jerusalém.

Dezenas de moradores com cartazes com a estrela de Davi assistiram à solenidade, constatou um correspondente da AFP.

Nas faixas colocadas na parede de uma escola era possível ler: "Eles disparam e nós construímos". Lia-se, também, "terminamos com o congelamento, reiniciamos a construção", em referência à moratória governamental sobre as edificações na Cisjordânia que vai até 26 de setembro.

O governo israelense impôs em novembro passado moratória parcial de dez meses ao levantamento de casas na Cisjordânia ocupada, para pressionar os palestinos a voltarem à mesa de negociações.

Presente à cerimônia, o deputado Dany Danon, membro da ala direita do Likud, o partido do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, parabenizou a posição do chefe de governo que, segundo ele, se pronunciou a favor do reatamento da colonização, ao fim da moratória.

Dois casais de colonos israelenses, entre eles uma mulher grávida, morreram ontem num ataque perto da implantação de Kyriat Arba, próxima a Hebron (Cisjordânia), reivindicada pelo braço armado do Hamas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação