Mundo

Furacão Earl sobe para categoria quatro e se aproxima dos EUA

Agência France-Presse
postado em 01/09/2010 19:56
Miami (EUA) ; O furacão Earl voltou a ganhar força no Atlântico, subindo novamente para a categoria quatro nesta quarta-feira (1/9), com ventos sustentados de 215 km/h, informou o Centro Nacional de Controle de Furacões.

Com a aproximação do furacão do continente, as autoridades emitiram uma série de alertas e comunicados de vigilância da Carolina do Norte até Massachusetts.

[SAIBAMAIS]Os Estados Unidos estão planejando uma operação para enfrentar "todos os cenários, inclusive o pior, e fazendo todo o necessário para proteger os moradores e as comunidades ao longo da Costa Leste", indicou Obama em um comunicado divulgado pela Casa Branca.

Milhares de pessoas foram retiradas das casas na Carolina do Norte, enquanto as autoridades pedem à população que se prepare ante a proximidade do fenômeno.

Por volta das 18h de Brasília (21h GMT), Earl se encontrava 1.010km a sul-sudoeste de Cabo Hatteras, Carolina do Norte, que se situa numa faixa de ilhas onde foram ordenadas evacuações. A tempestade se movia na direção noroeste a 28km/h.

Autoridades esperam que o Earl produza ventos fortes e condições para o surfe em grande parte da costa leste americana.

"Certamente, as ondulações e a ação das ondas são a maior preocupação com o rumo atual do furacão", disse Dorothy Toolan, porta-voz do condado de Dare, na região da Carolina do Norte que está sob ameaça.

Segundo a trajetória prevista, o Earl passará a cerca de 80km a leste de Cabo Hatteras nas primeiras horas da próxima sexta-feira.

Atrás do Earl segue a tempestade tropical Fiona, que está posicionada no Atlântico, mas não representa perigo imediato para áreas do continente.

Segundo as autoridades, um novo fenômeno, a tempestade tropical Gaston, também se formava no Atlântico a cerca de 2.600km a leste das Antilhas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação