Agência France-Presse
postado em 01/09/2010 22:05
Washington - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu nesta quarta-feira (1/9) que os "terroristas" não "bloquearão o caminho para a paz" e comemorou o fato de ninguém ter morrido no último ataque contra israelenses na Cisjordânia."Duas horas atrás, houve um novo ataque terrorista", disse Netanyahu, ao lado dos presidentes americano, Barack Obama, palestino, Mahmud Abbas, e de líderes do Egito e da Jordânia, na Casa Branca. "E graças a Deus, ninguém morreu. Eu não deixarei os terroristas bloquearem nosso caminho para a paz, mas como esses eventos demonstram, essa paz precisa estar ancorada na segurança", acrescentou.
Netanyahu fez essas declarações no lançamento de um esforço de mediação americano para se alcançar a paz no Oriente Médio, depois do segundo ataque em 24 horas contra israelenses na Cisjordânia.
O braço armado do movimento radical palestino Hamas, que rejeita as negociações de paz entre Israel e a Autoridade Palestina, reivindicou os dois ataques.
Nesta quarta-feira, dois israelenses seguiam em um automóvel pela zona da colônia de Rimonim, na região de Ramallah (Cisjordânia), quando foram feridos por disparos, informou um porta-voz do Exército.
A rádio do Exército Hebreu revelou que um dos israelenses ficou gravemente ferido e segundo uma investigação preliminar, os disparos foram feitos por homens em outro veículo, que emparelhou com o carro atacado.
Na véspera, quatro colonos israelenses morreram em um ataque palestino na região de Hebron, no sul da Cisjordânia.