postado em 03/09/2010 10:18
Brasília ; O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, submete-se na manhã desta sexta-feira (3/9) à segunda sessão de quimioterapia para o tratamento de um câncer linfático. Lugo está no Hospital Migone, em Assunção. À tarde, ele deve participar de uma reunião com os assessores mais próximos, na residência oficial da Presidência da República. As informações são do ministro das Comunicações, Augusto dos Santos."Esta tarde, sem restrição alguma, eu acredito que ele vai se reunir com os assessores [na residência oficial];, afirmou Santos, em entrevista concedida no hospital. Segundo ele, Lugo fará uma ;pequena pausa; para repousar neste fim de semana, mas retornará às atividades normalmente na segunda-feira (6/9).
O ministro disse que todo o tratamento de Lugo é acompanhado por médicos paraguaios e também por uma equipe específica de brasileiros do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Acompanham o tratamento do presidente os médicos Frederico Costa, oncologista do Sírio-Libanês, Sílvia Scorza, também oncologista, Lourdes Diaz, especialista em fármaco-oncologia, e o enfermeiro Vicente Barrios.
No começo do mês, Lugo esteve em São Paulo, quando recebeu o diagnóstico de câncer linfático e fez a primeira sessão de quimioterapia, no Hospital Sírio-Libanês. No período em que esteve internado, os exames confirmaram o diagnóstico de linfoma não Hodgkin na região da virilha, no mediastino e numa parte óssea da coluna dele.
[SAIBAMAIS]Nos últimos dias, o presidente apareceu em público usando um boné preto, mas era possível observar que os cabelos começam a cair.
A estimativa, de acordo com os médicos pessoais do presidente, é que ele seja submetido a seis sessões de quimioterapia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte de Lugo do Paraguai para o Brasil e o apoio que necessitar ao longo do tratamento para a cura de câncer.