Agência France-Presse
postado em 03/09/2010 16:15
Copiapo - Uma nova máquina perfuradora chegou nesta sexta-feira (3/9) à mina chilena San José para tentar um "plano B" de resgate dos 33 mineiros que estão prestes a completar um mês presos a 700m de profundidade, enquanto o presidente Sebastián Piñera confirmou que uma terceira alternativa de resgate foi colocada em andamento."Sinto muita emoção e ansiedade por começar a trabalhar o quanto antes", disse à AFP Juan Castillo Olea, motorista do caminhão que liderava a caravana de cinco veículos que levou a máquina perfuradora T-130 até a mina, em meio às vivas de familiares dos mineiros presos há 29 dias.
"A expectativa é que (a máquina) seja mais rápida, alcance o túnel já construído e chegue ao refúgio", explicou à AFP Rodrigo Castillo, mineiro da empresa San Esteban, proprietária da mina San José.
A máquina Strata 950, que faz o poço "A", tentando chegar até os mineiros, continua as operações, disse um funcionário nesta sexta-feira à AFP.
Durante a operação, explicou, a máquina deverá cavar alguns metros intercalados por interrupções para que as paredes do duto "sejam consolidadas com cimento". Assim que o cimento secar, a máquina cava um novo vão da galeria, em um processo que deverá durar de três a quatro meses, disse, reiterando o que já tinha explicado na última quinta-feira o chefe de operações, Andrés Sougarret.
A Strata 950 já cavou pouco mais de 40m desde que começou a trabalhar, na última segunda-feira à noite, disse Sougarret a jornalistas.
A nova perfuradora, modelo T-130, ampliará um dos pequenos túneis que já conectam os mineiros à superfície, em um processo batizado de "plano B" que poderá significar um resgate mais rápido.
Inicialmente, está previsto que a máquina alargue o túnel para poder enviar objetos maiores aos mineiros e eventualmente se avaliará se o duto poderá ser ainda mais ampliado para facilitar a saída dos trabalhadores. O túnel que será ampliado está mais perto da superfície, por isso, supõe-se que seja uma alternativa mais rápida que o Strata 950.
Além disso, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, confirmou nesta sexta-feira a existência de um terceiro plano de resgate, ou "plano C", que consiste em perfurar um novo túnel na mina.
"Temos um terceiro plano, chamado plano C, a cargo de uma máquina petroleira, cuja instalação requer uma plataforma do tamanho de um estádio de futebol e vai começar a perfurar antes de 18 de setembro", informou Piñera em coletiva de imprensa.
Segundo adiantou Sougarret ontam, trata-se de uma máquina que pertence à Empresa Nacional de Petróleos do Chile (Enap), que estará a cargo de fazer um novo túnel.
Um funcionário ligado às operações confirmou também que especialistas enviados pela Nasa de Houston (sul dos EUA) para assessorar as autoridades chilenas sobre aspectos técnicos e humanos do resgate, lerão o relatório na tarde desta sexta-feira, como adiantou ontem o ministro da Saúde, Jaime Mañalich.
O presidente Piñera confirmou também que mediante um cabo de fibra ótica os mineiros presos poderão assistir ao jogo amistoso de futebol entre as seleções do Chile e da Ucrânia.
Os 33 mineiros ficaram presos em 5 de agosto depois de um deslizamento na mina San José. Após 17 dias, foi estabelecido contato com eles por meio de uma sonda, confirmando que estavam todos vivos e dando início ao envio de alimentos e outros elementos necessários.