Mundo

Chile define mais duas opções para resgate de mineiros soterrados

postado em 03/09/2010 19:44
Brasília ; Às vésperas de completar um mês do soterramento de 33 trabalhadores em uma mina no Deserto do Atacama, o governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, definiu mais dois planos (B e C), por medida de segurança, para as operações de resgate. Neste sábado (4/9), Piñera vai visitar os parentes das vítimas no local do acidente. Alguns dos 16 uruguaios que sobreviveram a um acidente aéreo na Cordilheira dos Andes, em 1972, que deixou o grupo perdido por dois meses no local, deverão acompanhá-lo.

;Estamos fazendo todos os esforços humanamente possíveis para garantir que os mineiros fiquem bem. Eles estão com bom humor e com saúde boa;, disse Piñera, em uma cerimônia em que homenageou os 16 sobreviventes do acidentes dos Andes. Ele aproveitou para pedir que eles enviem palavras de estímulo para os trabalhadores soterrados.

O presidente afirmou que serão colocadas em prática mais duas opções de operações de resgate. Uma opção é usar duas máquinas semelhantes à brocas gigantes, em vez de apenas uma, como estava previsto inicialmente. A outra alternativa é instalar uma máquina de perfuração normalmente utilizada na indústria petrolífera. As informações são da rede de televisão estatal do Chile, a TVN, e da Presidência da República chilena.

Para a instalação da máquina de escavação petrolífera é necessário montar uma plataforma com dimensões semelhantes a um campo de futebol, de acordo com as autoridades chilenas. O objetivo, segundo os especialistas, é apressar o resgate dos mineiros. Inicialmente a previsão é que o resgate seja concluído até dezembro.

Piñera afirmou que será instalado um sistema de videoconferência para facilitar a comunicação dos mineiros com os parentes no acampamento em San José. No local há várias famílias que acompanham os trabalhos das equipes de resgate. Segundo o presidente, os planos de resgate operarão simultaneamente e serão intensificados até o dia 18 ; quando há as comemorações do bicentenário do Chile.

O presidente afirmou ainda que houve avanços nas escavações. De acordo com ele, as perfurações já atingiram 40 metros. Os trabalhadores estão soterrados há 700m de profundidade. "A primeira máquina, que está perfurando novamente, passou do nível 40 e está avançando. A segunda, também de perfuração, será acionada na semana que vem;, disse Piñera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação