Agência France-Presse
postado em 03/09/2010 19:47
Christchurch - O estado de emergência foi declarado na segunda maior cidade da Nova Zelândia, Christchurch, neste sábado (amanhã 4/9, horário local), depois de um forte terremoto de sete graus na escala Richter que causou danos, informou o prefeito Bob Parker."Nós decidimos declarar estado de emergência na cidade. Isso torna mais fácil retirar pessoas dos edifícios, caso seja necessário, fechar ruas", disse Parker a uma emissora de rádio.
O prefeito declarou estar "horrorizado pela quantidade de danos", que foram considerados muito piores do que o previsto inicialmente.
Ruas foram bloqueadas por conta de fachadas de prédios que ruíram e atingiram automóveis estacionados, a eletricidade foi cortada, diversas pontes caíram e as ruas estão repletas de vidro por conta das janelas quebradas.
Autoridades da Defesa Civil afirmaram que felizmente o terremoto ocorreu durante a madrugada, quando havia poucas pessoas nas ruas - caso contrário, o impacto poderia ter sido pior.
Apenas duas pessoas, ambas de 50 anos, ficaram seriamente feridas. Uma delas foi atingida após a queda de uma chaminé e outra por pedaços de vidros.