postado em 04/09/2010 19:52
Brasília ; A menos de 24 horas de completar um mês que estão soterrados, os 33 mineiros que aguardam o resgate no Deserto do Atacama, no Chile, assistem neste sábado(4) a uma partida de futebol e participam da primeira videoconferência com parentes. Paralelamente, as autoridades chilenas ordenaram que o trabalho de escavação seja intensificado. Os trabalhadores estão a 700 metros de profundidade.
Os mineiros também recebem a visita de quatro sobreviventes do acidente aéreo que ocorreu em 1972, entre o Chile e a Argentina. O avião que transportava um time de rúgbi uruguaio caiu na Cordilheira dos Andes. Eles esperaram meses por ajuda, sem água e sem comida, mas não foram resgatados. Dois deles desceram a cordilheira e guiaram os socorristas até o local do acidente, 16 pessoas sobreviveram.
A pedido do presidente do Chile, Sebastián Piñera, os sobreviventes irão até a Mina de San José para transmitir mensagens de otimismo às vítimas de soterramento e aos parentes que acompanham as operações de resgate. As informações são da rede estatal de televisão do Chile, TVN.
A videoconferência vai possibilitar aos trabalhadores enviar mensagens para parentes, mas não poderão vê-los. Apenas os parentes conseguirão ver as imagens dos mineiros soterrados. Tudo será feito ao vivo, de acordo com as autoridades chilenas.
As operações de resgate dos trabalhadores contam com a colaboração de especialistas da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa). Os norte-americanos elaboraram um diagnóstico sobre o estado de saúde 33 mineiros. O local onde estão os mineiros estão confinados é escuro e úmido. A temperatura média é de 30 graus Celsius (;C).