LONDRES - A organização separatista armada basca ETA anunciou um cessar-fogo em um vídeo entregue à BBC, informou neste domingo (5/9) a emissora pública britânica.
O ETA anuncia que "não executará mais ações armadas" como parte da campanha pela independência do País Basco. A BBC, que cita um vídeo "exclusivo", completou que a organização separatista afirma ter tomado a decisão há vários meses "para instaurar um processo democrático".
O jornal separatista basco Gara também anunciou neste domingo ter recebido o vídeo do ETA que anuncia o cessar-fogo, e divulgou as imagens na internet com uma tradução para o espanhol, pouco depois da BBC ter disponibilizado o mesmo em seu portal com uma tradução para o inglês.
De acordo com trechos divulgados pelo site da emissora britânica, o ETA alega "confirmar seu compromisso com um processo democrático com o objetivo de que os cidadãos bascos possam decidir de forma livre e democrática sobre nosso futuro, através do diálogo e da negociação".
"O ETA está disposto, hoje como ontem, a concordar com condições democráticas, se o governo espanhol desejar", afirma o vídeo, de acordo com a tradução para o inglês.
"Transmitimos também esta decisão à comunidade internacional e pedimos uma resposta à vontade e ao compromisso do ETA de tomar parte na construção de uma solução duradoura, justa e democrática deste conflito secular", completa a organização no vídeo, que mostra três homens encapuzados diante de uma bandeira.
ETA, considerado uma organização terrorista pela União Europeia (UE), é responsável pela morte de 829 pessoas em mais de 40 anos de violência pela independência do País Basco.