Mundo

Ex-presidente da Bolívia Jorge Quiroga é condenado por difamação

Agência France-Presse
postado em 05/09/2010 14:11
LA PAZ - O ex-presidente da Bolívia Jorge Quiroga (2001-02) foi condenado a dois anos e oito meses de prisão por "difamações e calúnias" contra um banco do Estado.

"O juiz já emitiu a sentença contra (Jorge) ;Tuto; Quiroga. No sábado (4/9) foi lida a sentença na qual o juiz o condena a dois anos e oito meses", disse à AFP René Arzabe, advogado do Banco Unión, que iniciou o processo há um ano.

Quiroga declarou em 2009 que o "Banco Unión, ao qual o Estado e o MAS (Movimento Ao Socialismo, partido no poder) se agarraram, se tornou uma lavanderia de recursos, de recursos venezuelanos, de recursos de corrupção", mas não apresentou provas.

Arzabe explicou que no sábado foi lida a parte resolutiva da decisão e que na próxima quarta-feira será divulgada, em audiência pública, toda a sentença, incluindo as alegações das partes.

O advogado disse ainda que a acusação pretende apelar para obter uma pena maior contra Quiroga.

Se o juiz ratificar na quarta-feira a decisão de dois anos e oito meses, Quiroga pode ser beneficiado pela "suspensão condicional" e não ser preso, mas se a condenação passar de três anos e um dia terá que cumprir a pena em uma penitenciária de de La Paz.

A sentença acaba definitivamante com o sonho de Quiroga de ser candidato à presidência da Bolívia, a não ser que ele consiga a reabilitação em uma votação no Senado, como estabelece a Constituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação