Mundo

Maioria dos franceses apoia mobilização contra reforma das aposentadorias

Agência France-Presse
postado em 06/09/2010 11:32
A grande maioria dos franceses, 73%, apoia a jornada de mobilização convocada para terça-feira pelos seis principais sindicatos da França para rejeitar mais uma vez a reforma do sistema de aposentadorias impulsionada pelo governo de Nicolas Sarkozy, de acordo com uma pesquisa revelada nesta segunda-feira.

De acordo com a pesquisa de opinião dos institutos Obea/InfraForces realizada para a rádio France Info e para o jornal gratuito 20 Minutes, 73% dos franceses apoiam a mobilização -manifestações e greves- convocada para terça-feira em todo o país.

Enquanto isso, segundo essa pesquisa, 65% dos consultados se declararam resignados frente ao polêmico projeto que na terça-feira os deputados franceses começarão a debater e que tem como um dos pontos-chave o aumento de 60 para 62 anos a idade mínima legal para a aposentadoria a partir de 2018.

Ainda segundo essa pesquisa, 63,5% dos consultados consideram que essa reforma, que eliminará uma conquista social até agora "intocável" do ex-presidente socialista François Mitterrand, é "injusta".

A sondagem, realizada na semana passada com mais de 1.000 pessoas, foi publicado nas vésperas da terceira jornada de protestos do ano contra esta reforma "emblemática" da segunda metade do mandato presidencial de Sarkozy, que será concluída com as eleições de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação