Agência France-Presse
postado em 07/09/2010 12:31
O presidente do banco HSBC, Stephen Green, será o secretário do Comércio e de Investimentos do governo de coalizão da Grã-Bretanha dirigido pelo conservador David Cameron, anunciou Downing Street.Green deixará a presidência do HSBC, que ocupaba desde 2006, até o fim do ano e assumirá no início de 2011 o cargo, que está vago desde a posse, em maio, do novo governo formado por conservadores e liberal-democratas.
O economista, de 61 anos, ficará subordinado ao ministro de Negócios, o liberal-democrata Vince Cable, e ao ministro das Relações Exteriores, o conservador William Hague.
O trabalho de Green, não remunerado, consistirá em desenvolver as relações internacionais para aumentar as exportações britânicas e estimular as empresas estrangeiras a instalar-se no Reino Unido.
Green, que também é pastor da Igreja Anglicana, afirmou várias vezes desde a explosão da crise financeira sobre a necessidade do setor bancário recuperar a ética.
O HSBC, para o qual trabalhou em diversos cargos durante 28 anos, é um dos maiores bancos do mundo e passou pela crise financeira sem recorrer à ajuda estatal, ao contrário de alguns de seus principais concorrentes.