Agência France-Presse
postado em 07/09/2010 16:52
COPIAPO - A segunda perfuradora usada no resgate dos 33 mineiros presos a 700 metros de profundidade no norte do Chile superou os 100 metros de penetração, apenas dois dias depois de começar a cavar, informou nesta terça-feira (7/9) o engenheiro Miguel Fort.A máquina T-130 "superou a profundidade alcançada pela (perfuradora) Strata", que na segunda-feira havia superado os 100 metros, indicou o engenheiro à imprensa.
A Strata 950, primeira máquina a começar a cavar, chegou aos 113 metros de profundidade, enquanto a T-130, que iniciou os trabalhos no domingo, "alcançou 123 metros após superar os problemas técnicos que enfrentou na segunda-feira", explicou por sua vez o engenheiro René Aguilar.
Aguilar, no entanto, esclareceu que "o trabalho da T-130 está dentro do planejado, e estão mantidos os prazos fixados para o resgate" - entre novembro e dezembro.
Esta máquina trabalha no alargamento de um duto já perfurado, que passará dos atuais 12,5 cm de diâmetro para 30 cm - e, posteriormente, a um tamanho suficiente para que os mineiros possam passar.
Os 33 mineiros - 32 chilenos e um boliviano - foram soterrados por um acidente na mina San José, no dia 5 de agosto.
Três máquinas perfuradoras - duas delas já em operação - trabalharão em três planos independentes para chegar até os mineiros, conhecidos como "plano A", "B" e "C". A estimativa das autoridades é que os mineiros serão resgatados antes do Natal.