Agência France-Presse
postado em 07/09/2010 18:05
WASHINGTON - As críticas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) contra o Irã por sua falta de cooperação coincidem com as preocupações dos Estados Unidos em relação ao programa nuclear iraniano, afirmou nesta terça-feira (7/9) um porta-voz do departamento de Estado americano.O relatório da agência da ONU "ilustra nossa preocupação com o enriquecimento (de urânio), a construção de um reator para pesquisa de água pesada, a cooperação com a AIEA e o acesso dos inspectores aos principais locais", disse o porta-voz Philip Crowley.
Os Estados Unidos acredita, no entanto, que a última série de sanções aprovadas em junho pela ONU "teve um impacto sobre o Irã", acrescentou o representante da diplomacia americana.
Em um novo relatório, a AIEA afirmou que o Irã cria obstáculos para seu trabalho, sobretudo devido às "repetidas recusas" a permitir o acesso a suas instalações nucleares a alguns inspetores experimentados.
O Irã rejeitou nesta terça-feira as críticas da agência por sua falta de cooperação para assuntos que considera "marginais", atribuindo-os motivações "políticas".