Agência France-Presse
postado em 07/09/2010 18:16
WASHINGTON - O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse nesta terça-feira (7/9) esperar que as forças internacionais, que atuam no Afeganistão lideradas pelos Estados Unidos, comecem a transferir responsabilidades para as forças de segurança afegãs já em 2011.As expectativas de Rasmussen coincidem com os planos do presidente americano, Barack Obama, que anunciou o provável início da retirada do Afeganistão para julho de 2011.
"Espero que até novembro nós estejamos em posição de fazer anúncios a respeito da transição, e se ela pode começar - pelo menos, em termos gerais", estimou Rasmussen em Washington.
"De fato acredito que o prazo de julho de 2011 estipulado pelo presidente, por assim dizer, se encaixa bem neste conceito", acrescentou, que se encontrou com Obama na Casa Branca.
O secretário-geral da Aliança Atlântica preferiu não arriscar uma data precisa para a transição ou para quando as forças afegãs poderão se responsabilizar pela segurança das províncias e distritos.
Rasmussen destacou, no entanto, que a Otan não sairá do país até que as condições permitam, e que jamais permitirá que os talibãs retomem o poder.
"O talibã pode bombardear, eles podem assassinar, terrorizar. Mas eles não podem tomar o poder. Não podem vencer", afirmou. "Temos dias e meses e anos difíceis pela frente, mas a Otan permanecerá no caminho".