Mundo

Fidel Castro critica retórica antissemita de Ahmadinejad

Agência France-Presse
postado em 08/09/2010 15:48
Washington - O ex-ditador cubano Fidel Castro criticou a retórica antissemita usada pelo presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, em uma entrevista concedida à revista americana The Atlantic.

"Não acredito que alguém tenha sido mais difamado que os judeus. Diria que muito mais do que os muçulmanos. Foram mais difamados que os muçulmanos porque são acusados e caluniados por tudo. Ninguém culpa os muçulmanos de nada", estimou Fidel.

"Digo isso para que você possa dizer a ele", respondeu Fidel, indagado pelo correspondente Jeffrey Goldberg se tem a intenção de compartilhar com Ahmadinejad o ponto de vista.

Goldberg foi convidado pelo próprio Fidel, que se interessou por um artigo sobre as tensões entre Irã e Israel.

"Os judeus tiveram uma vida muito mais dura do que a nossa. Não há nada que se compare ao Holocausto", afirmou Fidel Castro, que foi entrevistado pelo jornalista em Havana durante três dias.

Fidel Castro, que voltou a aparecer em público e escrever com frequência nas últimas semanas, criticou Ahmadinejad por negar o Holocausto, e afirmou que o governo iraniano contribuiria para a paz se tentasse entender porque os israelenses temem pela existência, escreveu Goldberg.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação