Mundo

Oitenta e cinco presos fogem de penitenciária em Reynosa, no México

Agência France-Presse
postado em 10/09/2010 17:18
Novo México - Um total de 85 presos de uma penitenciária da cidade mexicana de Reynosa, na fronteira com os Estados Unidos, fugiram na manhã desta sexta-feira (10/9), anunciou o governo do estado de Tamaulipas (nordeste).

"Estamos investigando os fatos, mas neste momento podemos confirmar que são 66 internos do foro federal" e 19 do foro comum, disse em coletiva de imprensa, Antonio Garza, secretário de Segurança Pública do estado.

As autoridades estão investigando 44 funcionários do Centro de Execuções de Sanções de Reynosa, incluindo o diretor, que podem ter tido responsabilidade na fuga, enquanto dois presos sob custódia da prisão estão desaparecidos, afirmou o funcionário.

Anteriormente, um responsável da própria Secretaria de Segurança Pública disse à AFP que ao menos 70 presos tinham fugido, que cumpriam pena por diverses crimes, incluindo narcotráfico, em uma fuga realizada sem o uso da violência.

Reynosa, vizinha à cidade americana de Mc Allen (Texas), e o resto do estado de Taumalipas são cenário desde o início do ano de disputas entre os antigos aliados cartéis do Golfo e Los Zetas.

Quase 200 presos fugiram este ano de prisões de Tamaulipas. Em março passado, 41 réus fugiram de uma cadeia da cidade de Matamoros, também na fronteira com os Estados Unidos, e em abril 13 presos foram libertados por um comando de homens armados que entrou disparando em uma cadeia de Reynosa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação