Agência France-Presse
postado em 12/09/2010 11:01
Buenos Aires - O ex-presidente argentino Néstor Lirchner (2003-2007), líder do peronismo no poder e candidato às eleições de 2011, foi operado com sucesso na madrugada desse sábado (11/9) para desobstruir uma artéria coronária, informou o governo em um comunicado."A cirurgia arterial foi bem sucedida, permanecendo o paciente internado para sua recuperação", indicou a nota.
Kirchner, de 60 anos, passou a noite acompanhado da mulher, a atual presidente Cristina Fernández de Kirchner, no quarto de uma clínica particular de Buenos Aires, no bairro de Palermo.
Oscar Parrilli, secretário-geral de presidente, disse que Kirchner "está bem, de muito bom humor (...); continuará internado por mais 24 ou 48 horas sob observação, acredito, e sairá".
"O ex-presidente Kirchner foi submetido a uma arteriografia coronária, e este exame levou à prática de uma angioplastia, com a colocação de um ;stent; em uma das artérias coronárias que estava obstruída", explicou o boletim médico.
O ;stent; é um pequeno tubo inserido dentro da artéria para manter o sangue fluindo e evitar novas obstruções.
Na noite desse sábado, a mídia local informara que o ex-presidente "sentiu dores no peito e tontura". Parrilli, no entanto, afirmou que Néstor Kirchner havia sido internado para "um check-programado".