Mundo

ONG alerta para possibilidade de construções de casas na Cisjordânia

Agência France-Presse
postado em 13/09/2010 10:30
Quase 13.000 casas podem ser construídas imediatamente nas colônias da Cisjordânia ocupada após o fim, em 26 de setembro, da moratória parcial de 10 meses decretada por Israel, afirma o movimento anticolonização Paz Agora.

"Se o congelamento das construções não for prologando, os colonos poderão, em teoria, construir quase 13.000 casas sem qualquer aprovação adicional do governo", afirma a ONG israelense em umcomunicado.

Procurado pela AFP, um alto funcionário do governo israelense que pediu anonimato afirmou que "quase 2.000 residências entram na categoria das que podem ser construídas de maneira imediata em Judeia-Samaria (Cisjordânia), sem precisar da aprovação do governo após o fim da moratória".

A ONG Paz Agora afirma ainda que outras 25.000 casas foram planejadas (na Cisjordânia), mas as construções dependem de uma aprovação governamental.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o líder palestino Mahmud Abbas se reúnem na terça-feira em Sharm El-Sheikh (Egito), na presença da secretária de Estado americana Hillary Clinton, para dar prosseguimento às negociações diretas retomadas há poucas semanas em Washington.

Mas os palestinos afirmam que o fim da moratória de construções nas colônias vai representar o fim do diálogo direto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação