Mundo

México prende El Grande, um dos traficantes mais procurados do país

postado em 13/09/2010 10:31
Brasília ; O governo do México anunciou que uma operação conjunta das Forças Armadas do país capturou um dos traficantes mais procurados pelas autoridades mexicanas. Sergio Villarreal Barragán, conhecido como El Grande, foi preso na cidade de Puebla. Ele é apontado pelos mexicanos como o líder da organização criminosa Beltran Leyva. A captura ocorreu ontem por volta das 13h45.

As informações são da Presidência da República do México. O porta-voz mexicano de Segurança Nacional, Alejandro Poiré, confirmou a prisão e disse que detalhes serão fornecidos depois. "Um novo e contundente golpe das autoridades das Forças Armadas no crime organizado;, afirmou Poiré.

Por meio de mensagem no Twitter, o presidente do México, Felipe Calderón, parabenizou os integrantes das Forças Armadas e, em especial, da Marinha, que comandaram as operações de captura de El Grande. Segundo Calderón, a prisão de Villarreal colaborará para a descoberta e detenção de outros criminosos.

Há cerca de duas semanas, no último dia 31, o governo do México anunciou a prisão de Édgar Valdez Villareal, apelidado de Barbie, outro traficante considerado um dos mais procurados do país. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a prisão ocorreu no estado do México, no centro do país, depois de um trabalho de inteligência.

Valdez tem ligações com o cartel de Beltrán Leyva e disputa o controle da organização com Hector Beltrán Leyva. Conhecido pela violência com que atua, Barbie é acusado de distribuir cocaína no Leste dos Estados Unidos, no período de 2004 a 2006.

Desde 2006, quando o assumiu o governo, Calderón intensificou o combate aos cartéis de tráfico de drogas e pessoas. No fim de agosto, a Polícia Federal do México anunciou que cerca 3,2 mil policiais ; 10% de seu efetivo ; foram afastados neste ano por suspeitas de corrupção, incompetência ou ligações com criminosos.

No dia 23 de agosto, um grupo de 72 imigrantes, inclusive um brasileiro já confirmado, foi morto com requintes de crueldade. As autoridades mexicanas atribuem o crime a integrantes do cartel de tráfico de drogas e pessoas Los Zetas. Algumas prisões relacionadas à chacina foram anunciadas, mas o massacre ainda está em fase de investigação. Nem todos os corpos foram identificados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação